Projetos


Mudanças do nível do mar e o Sistema Monçônico Global

As regiões tropicais são uma importante fonte de calor para as médias e altas latitudes. O sistema Oceano Atlântico-Atmosfera é singular, pois é o único sistema que atualmente transporta calor pelo equador. Portanto, é essencial realizar reconstruções climáticas precisas, documentação e implementação de climas atlânticos em modelos climáticos de grande escala. Isso, no entanto, tem sido dificultado para a maioria do Cenozóico devido à falta de registros suficientes de sedimentos de baixa latitude.



Magnetoestratigrafia e Cicloestratigrafia de alta resolução de sessões Eocretáceas (Hauteriviano-Barremiano) das bacias da Margem Leste Brasileira

O objetivo geral deste projeto é estabelecer um arcabouço estratigráfico de alta resolução das sessões entre o Hauteriviano e o Barremiano das bacias da margem leste e sudeste brasileira e comparar com sessões da Tetis. Assim, pretende-se ampliar o conhecimento sobre as condições paleoambientais, oceanográfica e climáticas, bem como a influência dos parâmetros orbitais sobre os registros das fases rifte (continental), transicional e marinha inicial das bacias de Sergipe-Alagoas à Santos em comparação com sessões de plataforma e profundas marinhas da Tetis.



Paleoceanografia da Margem Equatorial Brasileira - IODP

As regiões tropicais são uma importante fonte de calor para médias e altas latitudes. O sistema Oceano Atlântico-Atmosfera é muito particular, já que é o único sistema que atualmente transporta calor através do equador. Portanto, para realizar reconstruções climáticas globais precisas em modelos climáticos de grande escala, é essencial compreender a sensibilidade dos climas atlânticos no passado geológico e implementá-la em modelos numéricos.



Relação entre ambiente e bactérias magnetotáticas

Este projeto visa entender, através das propriedades magnéticas dos sedimentos, as várias condições ambientais dos micro-ecossistemas bentônicos na base da presença de bactérias magnetotáticas. Com mais detalhe aos diferentes materiais, esse projeto tem como objetivos de entender se existe uma relação entre a presença de bactéria magnetotáticas nos sedimentos recentes e antigos e algumas características ambientais especificas.



Depósitos Polimetálicos Marinhos — uma jazida de elementos E-tech

Os minerais são essenciais para o desenvolvimento econômico, o funcionamento da sociedade e a manutenção da nossa qualidade de vida. O consumo da maioria das matérias-primas tem aumentado continuamente desde a Segunda Guerra Mundial, e a demanda deve continuar a crescer em resposta à crescente população global e ao crescimento econômico, especialmente no Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) e nas outras economias emergentes. Também estamos usando uma variedade maior de metais do que nunca. Novas tecnologias, como as necessárias para comunicação e computação modernas e para produzir energia limpa, renovável e com baixo teor de carbono, requerem quantidades consideráveis ​​de muitos metais.



Evolução da Paleoceanografia da Corrente Norte do Brasil no Arquipélago de S. Pedro e S. Paulo

Nos últimos 66 milhões de anos, o clima do planeta mudou consideravelmente, passando de quente e úmido no Cretáceo para o clima mais frio e seco, com maior gradiente de temperatura entre os polos e o equador. Parte fundamental destas alterações climáticas ocorridas é o papel das correntes oceânicas, que são parte fundamental do balanço de energia no planeta, realizando a troca entre águas quentes e frias através dos oceanos e hemisférios