BARREMAG


Magnetoestratigrafia e Cicloestratigrafia de alta resolução de sessões Eocretáceas (Hauteriviano-Barremiano) das bacias da Margem Leste Brasileira

Resumo

As bacias sedimentares da margem leste e sudeste do Brasil têm sua origem e evolução tectonoestratigráfica relacionada aos processos de quebra do Gondwana e abertura do Atlântico Sul. De forma geral, são admitidos ao menos quatro estágios tectônicos responsáveis associados à evolução da margem leste e sudeste brasileira: Pré-rifte (Juro-Cretáceo); Rifte (Eocretáceo); Pós-rifte(Eocretaceo/Aptiano) e Drifte (Eocretácio/Albiano ao recente).

O Cretáceo é um período caraterizado por clima quente, sem calotas de gelo permanentes nos polos e com condições paleoceanográficas bem peculiares que favoreceram vários períodos de deposição extensa de matéria orgânica nas bacias oceânicas. A maioria dos dados disponíveis sobre o Cretáceo Inferior vêm de sessões pelágicas, que permitem obter ótimas resolução e continuidade estratigráficas. Entretanto os ambientes de mar raso econtinentais são menos caracterizados. Estudos detalhados desses ambientes são essenciais para estudar o impacto dos eventos climáticos e oceanográficos em ambientes diferentes dosquais são geralmente reconhecidos e assim determinar a real entidade desses eventos.

O objetivo geral deste projeto é estabelecer um arcabouço estratigráfico de alta resolução das sessões entre o Hauteriviano e o Aptiano (estágios Rifte e Pós-rifte) da margem leste e sudeste, compreendendo as bacias de Sergipe-Alagoas a Santos. Assim, pretende-se ampliar oconhecimento sobre as condições paleoambientais e climáticas, bem como a influência dos parâmetros orbitais sobre os registros das fases rifte (continental) e transicional destas bacias. Para a realização destes objetivos serão efetuadas análises sedimentológicas, litoestratigráficas, geoquímicas, isotópicas e, principalmente, magnetoestratigráficas. Os objetos de estudos serão testemunhos, dados de poços, e afloramentos ao longo das bacias da margem leste brasileira, bem como comparações e correlações entre as sessões investigadas com seções de mesma idade da bacia Umbria-Marche vinculada a evolução do paleoceano Tétis.

O objetivo específico deste projeto será o reconhecimento de ciclos orbitais nas sessões continentais (fases rifte e transicional) de modo a promover uma efetiva ferramenta de alta resolução para estudos estratigráficos e de correlação entre os registros das fases rifte e transicional da margem leste brasileira, o que inclui os pacotes de rochas vinculadas aos reservatórios do pré-sal de Santos e Campos.

Pesquisadores

  • Luigi Jovane (IO-USP)
  • Andre Pires Negrão (IGc-USP)
  • Gerson Fauth (UNISINOS)
  • Jairo Savian (UFRGS)
  • Giancarlo Scardia (UNESP)
  • Martino Giorgioni (UnB)
  • Elisabetta Erba (Univ. de Milão, Itália)
  • Fabrizio Frontalini (Univ. de Urbino, Itália)
  • Fabio Florido (INGV, Itália)
  • Luca Basilone (IO-USP)



Financiamento e apoio