Relação entre ambiente e bactérias magnetotáticas


Resumo

Este projeto visa entender, através das propriedades magnéticas dos sedimentos, as várias condições ambientais dos micro-ecossistemas bentônicos na base da presença de bactérias magnetotáticas. Com mais detalhe aos diferentes materiais, esse projeto tem como objetivos de entender se existe uma relação entre a presença de bactéria magnetotáticas nos sedimentos recentes e antigos e algumas características ambientais especificas.

Neste sentido, este projeto visa obter um registro sedimentar de alta resolução em áreas da plataforma continental, e fundos oceânicos que apresentam altos índices de produção primária atual (zona de ressurgência), e analisar, sob um enfoque de indicadores múltiplos (multiproxies) a variabilidade da produtividade biológica. Entre estas existem uma grande quantidade de parâmetros oceanográficos (oxigeno, nutrientes e metano) relacionados as massas de agua e a química destas nas variações durante o dia e durante o ano. Em relação a isso, juntamente as análises paleomagnéticas existe uma série de análises acessórias multidisciplinares (elementos, minerais, associações de microfosseis) que precisam ser acopladas para entender a causas da presença das bactérias magnetotáticas em sedimentos recentes.

Em relação ao isolamento de bactérias recentes é fundamental (1) detectar bactérias magnetotáticas em amostras de água e sedimento; (2) analisar a morfologia e diversidade filogenética das bactérias magnetotáticas; (3) isolar microrganismos magnetotáticos usando meios de cultura específicos; (4) caracterizar os microrganismos magnetotáticos com microscopia eletrônica com interesse especial no tamanho, forma e composição de seus magnetossomos.

Os resultados esperados neste projeto são (1) obter dados para construir as bases para a identificação das varias populações de bactérias magnetotáticas, e (2) compreender a variabilidade ambiental atual que pode ser de fundamental importância para o entendimento das variações paleoceanográficas e paleoclimáticas do passado. Isso será alcançado através o estudado de diferentes testemunhos e amostras de sedimento tanto de diferentes áreas tanto de diferentes períodos.

Pesquisadores

  • Luigi Jovane (IO-USP)
  • Vivian Pellizari (IO-USP)
  • Fernanda Abreu (UFRJ)



Financiamento e apoio